Véspera do Dia das Mães corresponde a cerca de 14% do fluxo total de visitantes no varejo, aponta FX

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Uma das principais datas do comércio brasileiro também impulsionou as vendas no mês, segundo levantamento da fintech Finanças 360º

O que era uma forte intuição no senso comum realmente se confirmou: o brasileiro deixa para fazer suas compras de Dia das Mães na véspera da data em vez de se planejar com antecedência. A conclusão é de um levantamento realizado pela FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo.

No total, o dia 11 de maio, sábado anterior à comemoração, correspondeu a 13,43% do fluxo total de visitantes neste mês nas principais lojas do país. É um número superior ao registrado em 2018 – na ocasião, a véspera foi responsável por 12,99% da quantidade de consumidores em todo o mês.

Já o dia 12 de maio, domingo de Dia das Mães, também teve um peso importante no fluxo de pessoas neste mês, principalmente por conta da movimentação em shopping centers de todo o país. O dia corresponde a 4,68% do total, um número praticamente similar ao registrado no ano passado: 4,71%.

Porém, na comparação específica entre os dias, a quantidade de consumidores que frequentou lojas no varejo neste ano foi menor que em 2018. O domingo do Dia das Mães teve uma queda de 18,71% em relação ao ano passado. O sábado, véspera da data, caiu 8%, enquanto que o fim de semana como um todo caiu 10,96% no comparativo.

O “mês das mães”, entre 29 de abril e 12 de maio de 2019, teve um ligeiro recuo de 2,51% na comparação com o mesmo período do ano passado. Curiosamente, a primeira semana (29 de abril a 5 de maio) teve uma alta de 3,58%, enquanto que a segunda semana (6 a 12 de maio) registrou queda de 7,68%.

Vendas estiveram em alta no Dia das Mães

O baixo fluxo de visitantes, contudo, não impediu um desempenho positivo nas vendas do Dia das Mães em 2019. Todos os dados tiveram alta na comparação com 2018, de acordo com levantamento da fintech Finanças 360º, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejista.

O faturamento total do Dia das Mães (12 de maio) foi 17,34% superior em relação ao ano passado. A véspera (11 de maio) teve um aumento de 5,9% e o fim de semana registrou crescimento de 8,46%.  Nas duas semanas anteriores à data, o faturamento também cresceu 3,59% no comparativo com 2018.

A quantidade de vendas, por sua vez, aumentou 15,36% no domingo, 12 de maio. No sábado, dia 11, o crescimento no número de transações foi de 4,54%, com aumento de 7,06% no fim de semana. Por fim, no período entre 29 de abril e 12 de maio, o número de vendas cresceu 1,06%.

Sobre a FX Retail Analytics:

A FX Retail Analytics oferece soluções para monitorar e analisar o comportamento do consumidor em todos os ambientes de Varejo. Por meio de tecnologia proprietária embarcada em dispositivos IoT e parceiros estratégicos em seu ecossistema, permite que a jornada do cliente seja conhecida, bem como KPI’s sejam entregues em tempo real para melhorar a eficiência da operação, aumentar o engajamento do consumidor e incrementar vendas. A empresa faz parte da HiPartners, grupo de empresários investidores focado em empresas inovadoras e com alto potencial de crescimento dentro do conceito de New Retail. Para mais informações, acesse: www.fxdata.com.br

 

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