6 estratégias de vendas online para sua franquia

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A internet possibilitou um crescimento expressivo no número de interações entre clientes e empresas. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pelo Movimento Compre&Confie revela que, em 2020, alguns setores tiveram um crescimento online muito expressivo, como Saúde (111%), Beleza e perfumaria (83%) e Supermercados (80%).

Embora grande parte dos resultados destes números positivos refletirem o efeito causado pelo período de isolamento e trabalho remoto – que fez com que comércios que estavam impossibilitados de abrir fisicamente migrassem suas vendas para o virtual – esses dados podem ser tratados como uma tendência.

Se analisarmos informações de 2018, por exemplo, uma pesquisa da Ebit|Nielsen revelou que o e-commerce brasileiro registrou 123 milhões de pedidos e obteve um faturamento de R$ 53,2 bilhões, naquele ano.

Já em 2019, segundo a Statista, quase 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo realizaram pelo menos uma compra online, ou seja, mais de ¼ da população mundial! Se olharmos um pouco para trás, é possível perceber que em 2014, esse número estava em 1.32 bilhão, e estimativa agora é que alcance 2.14 bilhões até 2021.

Diante de todos esses dados, é possível perceber que as vendas online se tornaram uma tendência poderosa no mercado. E principalmente entre as franquias, que costumam atuar em mais de uma região, seja de uma cidade, do estado ou até do país.

Por isso, se você está em busca de estratégias online para melhorar as suas vendas, escolhemos seis delas que podem fazer as vendas do seu negócio aumentar. Confira!

6 estratégias de vendas online para sua franquia

Site para vendas online

Existem várias formas de realizar vendas online, mas talvez a mais famosa seja a de sites, comumente chamados de e-commerce. Enquanto nas negociações físicas o espaço da loja é fundamental, para as vendas online, o seu site também é.

Por isso, ele deve ser uma peça-chave no seu negócio.

O erro de muitos empresários é ter um site que não o ajude, mas sim atrapalhe. De nada adiantará ter todas as outras estratégias se o seu site não for seguro, não passar credibilidade, não atrair clientes por meio do search engine optimization (SEO) e não realizar as compras dos seus clientes.

Por isso, invista em um site que seja responsivo, estratégico, leve, seguro e com um design bem elaborado!

Conecte-se com o cliente pelas redes sociais

Empresas que não possuem um site e/ou não estão nas redes sociais, praticamente não existem e é impossível conseguir realizar vendas online. Dessa forma, o ideal é que as duas estratégias estejam muito bem elaboradas e conectadas.

As redes sociais são hoje, a grande porta de entrada do mundo digital para as empresas, pois elas permitem uma proximidade muito grande com o seu cliente.

Mas assim como as vendas físicas requerem estratégias, as vendas online também possuem suas otimizações. Por isso, é fundamental investir em funcionários treinados e capacitados para gerirem as redes sociais da sua empresa.

Com especialistas, será mais fácil traçar estratégias de vendas online para conseguir alcançar novos públicos e maiores vendas!

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de vendas online mais poderosas e subestimadas. Para quem está começando no mundo do marketing digital pode parecer estranho, mas esse modelo, quando acompanhado de boas estratégias pode alavancar as suas vendas.

Se você possui um site, por exemplo, por meio de cupons no site, é possível dar um incentivo para que as vendas possam ser executadas, em troca do e-mail do cliente. Com o endereço eletrônico em mãos, é possível trabalhar estratégias de relacionamento, para fidelizar os clientes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Radicati, no ano passado, foram mais de 2,8 bilhões de usuários de e-mail, que enviaram e receberam aproximadamente 235 milhões de mensagens por dia. Ou seja, são muitas empresas que fazem o uso dessa estratégia.

Plataforma de gestão

Não existe empresa que continua no mesmo patamar ao optar por trabalhar com vendas online. Quando as estratégias são bem executadas e elaboradas, o número de vendas aumenta, novas transações acontecem, um número maior de responsabilidades surge e o fluxo de caixa vira outro.

Por isso, uma plataforma de gestão deve ser utilizada para ajudar a integrar todos os processos financeiros da sua empresa, principalmente se for uma franquia.

Isso porque as franquias contam com diversos fluxos que circulam em lugares diferentes. Por isso, ter todo esse controle é fundamental para a sua empresa.

De acordo com o levantamento Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, do IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham as portas e uma das principais causas é a falta de experiência, que resulta em uma má administração.

Por isso, quando falar em estratégias para vendas online, tenha em mente que uma plataforma de gestão pode ser fundamental para a sobrevivência do seu negócio.

Conheça sua persona

Quem lida com vendas físicas sabe que existe um perfil ideal de clientes que compra na sua loja. É aquele arquétipo de pessoa que quando cruza a sua porta você já sabe que tem grandes chances de comprar.

Quando migramos esse mundo para as vendas online, precisamos então lidar com o que chamamos de persona. Essa persona, é uma representação semi fictícia do seu cliente ideal.

Por meio de levantamentos de dados online e análise de comportamento do seu consumidor, é possível saber quais são os hábitos de consumo dele. Como: idade, os objetivos ao comprar os seus produtos e várias outras informações.

Com esses dados bem analisados, é possível criar então um perfil ideal do seu consumidor. Assim, suas estratégias de vendas online sejam voltadas para conseguir alcançar apenas pessoas com aquele perfil de comportamento.

Quando se fala em vendas online, ter a sua persona bem elaborada é fundamental.

Franquias de vendas online

As franquias de vendas online são uma boa opção de mercado. Além de contarem com um baixo investimento (já que a maioria não precisam de gastos fixos com aluguel, estoques ou funcionários) elas também podem ser administradas em conciliação com outros empregos, atuando mais como uma renda extra.

Dentre os principais ramos desse tipo de franquias estão as de softwares para empresas, mobile marketing, publicidade digital, serviços administrativos, venda de cosméticos, suplementos alimentares e também as franquias home office.

A transformação digital chegou nas franquias!

As vendas online já provaram nos últimos anos que são uma forte tendência no mercado. Empresas que ainda não se modernizaram e abraçaram a transformação digital estão ficando cada vez mais limitadas. Isso as estão deixando serem ultrapassadas pelos concorrentes, portanto, é necessário estar atualizado para garantir boas vendas.

Pensando em como ajudar você a não ficar para trás e abraçar essa modernização, nós da F360º separamos um material exclusivo. Ele vai te ajudar entender a importância, desafios e dicas de levar o seu negócio para digital. Confira nosso e-book “Transformação digital nas franquias” e conheça as vantagens da automatização de seu negócio!


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