Saiba como melhorar as suas vendas B2C

Tempo de leitura: 7 minutos

Business to consumer (B2C) ou Empresa para Cliente é o modelo de venda que é voltado para as empresas que atendem o consumidor final, comercializando produtos, serviços ou informações. Os modelos de venda B2C são conhecidos por terem características, como:

  • serem vendas simples, ou seja, o processo de decisão costuma ser rápido;
  • o consumidor toma suas decisões baseadas em preço e desejo;
  • o consumidor não precisa consultar outras pessoas.

No entanto, essas características não são regras e podem mudar de acordo com o produto ofertado. Dessa forma, é preciso ficar atento aos diferentes modelos, para conseguir planejar estratégias de vendas que funcionem melhor para a sua empresa.

Para te ajudar, separamos aqui seis dicas que vão te ajudar a melhorar as suas vendas B2C. Confira:

6 dicas para melhorar as suas vendas B2C

1- Saiba para quem está vendendo

Pode parecer engraçado, mas muitos vendedores não têm uma real noção de quem são os seus principais clientes e apenas focam as vendas em ações com base no achismo e em pesquisa muito rasa sobre o público-alvo.

Para melhorar essa estratégia de conhecer quem são os consumidores das vendas B2C, uma dica muito estratégica é a construção de uma persona.

Persona nada mais é do que uma descrição semi-fictícia de uma pessoa, que possui as principais características do seu cliente ideal. Assim, para elaborar uma persona, é importante que a empresa possua informações como: idade, renda mensal, características de compra, como adquire a sua marca, porque ela compra o seu produto, hábitos, objetivos e dificuldades.

Ter tudo isso muito bem detalhado, com base em um levantamento, vai ajudar a compreender melhor para quem está vendendo e conseguir direcionar o seu produto com preços mais acessíveis, promoções interessantes, ofertar produtos semelhantes e outras estratégias mais.

Além da criação da persona outras boas estratégias são:

Crie uma boa experiência de venda

“Apenas” vender deixou de ser o principal objetivo das vendas há muito tempo. É preciso agora criar uma boa experiência de venda, algo que faça com que o cliente não só adquira o produto, mas que torne a visita dele à sua loja mais agradável a ponto dele querer retornar quando precisar.

Nesse aspecto, são criadas promoções, amostras grátis, atendimento especializado e outras dicas mais.

Alcance as expectativas do cliente

Não muito tempo atrás era bastante comum fazer uma divulgação superestimada das marcas e dos produtos. Foram utilizados grandes bordões como “a melhor do mundo” e “e muito mais”.

No entanto, isso criava uma expectativa alta nos clientes que não eram atendidas, o que acabou criando uma resistência deles para certas estratégicas.

Por isso, seja sincero quando for falar do seu produto e trate de elaborar estratégias de vendas cujas ofertas correspondam às reais expectativas dos clientes.

Ouça seus clientes

Por estarmos falando de vendas B2C, o foco aqui é no cliente, por isso faça uso dessa proximidade dele com a sua empresa. Ouça o que ele tem a dizer, seja reclamações ou elogios. Isso poderá ajudar na hora de entender como os seus serviços o têm auxiliado e bolar estratégias futuras.

Obs.: Por estarmos em uma era digital, essa dica pode ser ampliada também  para as redes sociais, lendo o que estão falando da sua marca.

2- Conheça (bem) a concorrência

Uma outra característica comum em destaque nas vendas B2C é a forte concorrência. É bastante difícil encontrar um setor que não possua outras empresas que estão disputando pelos mesmos clientes que você e, por isso, conhecer bem a sua concorrência é fundamental.

O importante não é só saber quem são os seus concorrentes, mas também o que eles estão fazendo, pontuando o que eles conseguem fazer muito bem e o que não tem dado certo.

Obtendo essas informações de vendas, será fundamental que você coloque ações em práticas, para não só conseguir fazer certo, o que eles tem feito de errado, mas conseguir se destacar, saindo da mesmice.

3- Trabalhe em parceria com o marketing

O setor de marketing da sua empresa trabalha em parceria com o de vendas? Se a resposta for não, saiba que infelizmente isso é normal – mas deve acabar.

Marketing e vendas, quando conseguem atuar em conjunto, esses dois setores podem potencializar diretamente as suas vendas. Isso porque enquanto o marketing lida com a atração de clientes, o setor de vendas finaliza as compras.

Ao trabalharem em conjunto, a equipe de vendas consegue repassar quais sãos as principais dificuldades para efetuar uma aquisição, o que pode ser trabalhado no marketing para otimizar as vendas.

4- Ofereça treinamentos

Para conseguir oferecer uma boa experiência ao cliente, é muito importante que os colaboradores do seu negócio se engajem nesse compromisso. 

Uma pesquisa realizada com 102 empresas pela consultoria Talenses, em parceria com a escola Digital House, mostrou que no último ano 50% do setor de comércio brasileiro investiu em treinamento para os seus colaboradores, o que levou resultados bastante expressivos para o setor.

Dessa forma, ter os seus funcionários bem treinados ajuda não só a aumentar as vendas, por meio de treinamentos específicos, como também a criar uma boa experiência ao consumidor final, para que ele consiga ver na sua empresa a solução ideal.

5- Organize as informações

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos quatro anos, 316.680 empresas fecharam no país e uma das principais causas foi a desorganização dos processos.

Má gestão do estoque, indicadores de venda mal elaborados, burocracia na organização das empresas em questões jurídicas, comunicação interna ineficaz, informações incoerentes no sistema e processos mal definidos são alguns exemplos mais comuns.

Por isso, uma boa solução para lidar com esses problemas e melhorar as suas vendas B2C é a utilização de plataformas de gestão financeira. Ao fazer uso dessa solução, é possível evitar perdas nas operações financeiras, ter maior controle de caixa, ter maior conhecimento de mercado, segurança e administração segura de contas a pagar/receber.

6- Trabalhe com metas nas vendas B2C

Trabalhar com metas é muito importante pois elas não só conseguem motivar a equipe, como também dar direcionamentos.

Ao optar por usá-las em suas estratégias vendas B2C, não se esqueça de escolher metas que sejam ambiciosas, mas também tangíveis. De nada vai adiantar colocar como meta que não podem ser alcançadas. Isso só causará estresse e desestimular os seus colaboradores.

Outra dica é que as suas metas sejam: específicas, mensuráveis, relevantes e possuam um prazo.

Melhorando as suas vendas B2C

Por mais que as vendas B2C sejam focadas em vendas simples e rápidas, elas também precisam de estratégias para serem realizadas. Não basta apenas ter um negócio, se não souber administrá-lo.

Por isso, busque ferramentas e soluções que consigam entregar resultados em números que sejam mensuráveis. Não saber para onde o seu negócio está indo e nem onde ele está pode ser um dos primeiros sinais críticos de uma crise.

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