Saiba como conseguir crédito de forma inteligente para o seu negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

Tanto para abrir quanto para manter uma empresa no mercado é necessário ter capital e estudar bem como investir esses recursos. Por isso, saber como conseguir crédito para o seu negócio é parte essencial do trabalho de qualquer gestor financeiro ou empreendedor.

Para obter crédito de maneira inteligente é preciso planejar muito bem essa ação. Do contrário, o empresário corre o risco de chegar em uma situação financeira ainda pior do que aquela em que estava antes de solicitar o montante.

Quem não quer se ver em crise e acumular dívidas deve seguir algumas dicas e atitudes para facilitar todo o trâmite. Quer saber quais são elas? Continue a ler o artigo de hoje!

O que avaliar antes de pedir crédito?

Quando precisam de dinheiro, muitos gestores se voltam automaticamente para a solução da tomada de empréstimos. No entanto, vale a pena pesquisar para descobrir que há opções mais interessantes no mercado para angariar capital e que, dependendo da situação do empreendimento, as alternativas podem ser mais eficientes do que o conhecido método.

Observe abaixo tudo o que você deve levar em conta para conseguir crédito no mercado!

Esteja familiarizado com o planejamento financeiro do negócio

Para quitar um empréstimo sem se enrolar, é válido que a organização tenha um planejamento financeiro consistente. Afinal, mesmo que a empresa apresente, no momento, um saldo negativo, a partir daquelas informações será possível identificar os erros e os acertos de cada orçamento empresarial.

Com o planejamento também será possível separar parte dos ganhos mensais da empresa para o pagamento da dívida, o que aperfeiçoará progressivamente a sua vida financeira.

Considere outros tipos de captação de dinheiro

Quem precisa de dinheiro quase sempre pensa em pedir um empréstimo. Entretanto, a cada dia surgem no mercado mais e mais alternativas para quem precisa de crédito para desenvolver e investir no próprio negócio.

Uma delas, por exemplo, é a angariação de fundos via campanhas digitais, nas quais as pessoas doam certa quantia de dinheiro para o projeto. Dependendo do estágio de vida da empresa e de sua capacidade de se manter equilibrada no mercado, essa pode ser uma boa saída para colocar em prática as suas ideias empreendedoras.

Conheça os tipos de linhas de crédito

Ao pedir um empréstimo você pode solicitar diversos tipos de crédito. Existem linhas de crédito a curto prazo, por exemplo, que têm como objetivo suprir necessidades imediatas das empresas. As linhas de crédito a longo prazo cobrem gastos reiterados ou que se estendem por anos.

Assim, para saber qual é a melhor linha para o seu negócio, é preciso fazer uma avaliação sobre quais são as necessidades ou demandas reais do empreendimento.

Caso haja a necessidade de investimento na renovação de maquinaria, por exemplo, o ideal é pedir crédito em instituições que possuem um prazo maior de pagamento, como o BNDES. No entanto, se o dinheiro for necessário para cobrir carências no fluxo de caixa, outras boas opções a curto prazo poderão ser exploradas.

Saiba exatamente de quanto precisará

Muitos empreendedores se veem tentados a pedir emprestada uma quantia de crédito maior do que aquela necessária. Isso acontece pois eles acreditam que o dinheiro “a mais” possibilitará outras melhorias dentro do negócio. No entanto, isso é uma estratégia muito errada.

Afinal, em algum momento será preciso devolver a quantia emprestada para a instituição credora. Ao solicitar mais dinheiro do que precisa, o empreendedor também deverá devolver uma quantia maior, com maior incidência de juros e mais parcelas de pagamento.

Por isso, é importantíssimo solicitar precisamente a quantia de que o negócio precisa para sobreviver e crescer com planejamento e organização.

Como conseguir um bom negócio?

Após decidir pela linha de crédito e pelo valor ideal para o empréstimo, chegou a hora de encontrar os planos mais vantajosos no mercado. Para tanto, é preciso fazer uma ampla pesquisa entre as instituições que oferecem as linhas de crédito pretendidas.

Entrar em contato com bancos é uma das ideias mais populares entre empreendedores. No entanto, não se esqueça de que não se deve fechar negócio logo na primeira conversa. Muitas vezes, outras instituições financeiras proporcionam planos de crédito mais vantajosos, com maior flexibilidade de pagamento ou juros mais baixos.

A melhor maneira de encontrar uma boa linha de crédito é justamente contatar e pesquisar as diversas instituições. Faça uma média entre os montantes a serem pagos nas principais instituições e compare seus benefícios contratuais. Desconfie das empresas que oferecem crédito fácil e com preço muito abaixo do mercado.

Além do valor de crédito proposto, é importantíssimo levar em consideração as formas de pagamento da dívida, os tributos e os juros cobrados. Pesquisar sobre o histórico da empresa e a fama dela no mercado também é essencial para não cair em eventuais armadilhas.

Como quitar o empréstimo tomado?

Após conseguir o empréstimo, é hora de utilizá-lo de maneira inteligente! Solicitar crédito para um negócio é uma tarefa que deve ser planejada do começo ao fim. Por essa razão, a melhor forma de quitar o seu empréstimo é a partir dos mesmos passos utilizados anteriormente: o planejamento financeiro.

Faça um levantamento das entradas e saídas de dinheiro da empresa, incluindo o dinheiro gasto na quitação mensal do crédito. A partir daí, faça um mapeamento e uma projeção dos ganhos da empresa nos próximos meses isso torna possível o abatimento mensal da dívida.

É fundamental que, antes de fechar o acordo, você tenha plena noção de quais são as regras estipuladas para a quitação da dívida. Afinal, para pagar um empréstimo você desembolsa bem mais do que o valor inicial para obter lucro, as instituições embutem juros e outras taxas naquela quantia.

Importa dizer, ainda, que é extremamente necessário conversar com os representantes da entidade financeira para que, juntos, vocês descubram o melhor plano e a melhor linha de crédito para a empresa.

Conseguir crédito de forma inteligente é crucial para o bom desenvolvimento da empresa. Com essa quantia, é possível investir em melhorias na infraestrutura e em fatores externos ao empreendimento. Agora que você já sabe como conseguir crédito, que tal descobrir como fazer a gestão financeira da empresa? Veja como escolher um software incrível para ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *