Por que investir em um gerenciador financeiro?

Tempo de leitura: 9 minutos

O uso do gerenciador financeiro vem ganhando força nos tempos atuais, tanto em decorrência do momento econômico mais delicado do qual fazemos parte quanto por conta da rápida modernização de serviços e recursos. Esse contexto facilita o surgimento de ferramentas que aprimoram o nosso cotidiano.

Em termos de economia e finanças, também não faz mais sentido manter hábitos antigos e não tão eficientes, principalmente porque esse é um ramo que se atualiza rápida e constantemente, oferecendo novas possibilidades para pessoas e empresas. Portanto, para conseguir obter novos resultados, é necessário agir de maneira inovadora e diferente.

Uma tecnologia muito bem-vista pelo mercado consumidor é o gerenciador financeiro online. Trata-se de uma ferramenta utilizada para adequar o controle financeiro de uma empresa às suas necessidades e demandas, o que a torna indispensável para o sucesso de um negócio.

No post de hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura com bastante atenção e aproveite!

O que é um gerenciador financeiro, afinal?

O gerenciador financeiro é um sistema que controla detalhadamente toda a movimentação das finanças de um negócio ou indivíduo. São incluídas entradas e saídas de valores e movimentações afins, não importando quantias ou origens. As contas são ordenadas automaticamente — inclusive as futuras —, poupando-nos de serviços complicados, detalhistas e até prejudiciais (no caso de ocorrer algum erro).

Em entrevista ao portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Wagner Viana Pereira, especialista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), afirmou:

Sempre comparo a gestão financeira com o farol de um carro […] se eu não tiver o farol, eu não saio do lugar. […] A importância da gestão financeira é o farol, é mostrar a direção para o empresário.

Com essa fala, é possível perceber a importância de uma ferramenta do tipo, pois ela auxilia a tomada de decisões de um gestor empresarial e, consequentemente, melhora a sua performance.

Quais são as funções de um sistema do tipo?

Com o sistema web escolhido, o gerenciamento das finanças de uma empresa — não importa se nova ou com muitos anos de mercado — é feito de forma minuciosa, exata e adequada. Organizado tudo o que acontece dentro de sua gestão, ele fornece dados e informações fundamentais para a melhoria do seu desempenho.

A organização possibilita uma visão periódica e completa da movimentação financeira realizada. Conhecendo o fluxo financeiro de seu negócio, fica mais fácil encontrar gargalos operacionais e propor soluções adequadas à sua situação socioeconômica.

Em tempos de crise, também é preciso ter bastante sabedoria e cuidado antes de tomar qualquer atitude. Um corte de gasto inadequado ou a contratação de um serviço de má qualidade pode colocar em risco a estabilidade de sua gestão — e isso deve ser evitado a todo custo.

Quais são as vantagens de seu uso?

Após conhecer a definição e a importância desse conceito, chegou o momento de descobrir suas vantagens. São vários os benefícios que o gerenciador de finanças pode oferecer, em diversas etapas da trajetória de um empreendimento, incluindo:

  • controle financeiro detalhado e exato, proporcionando a visualização completa de todas as movimentações feitas e, assim, uma eficiente gerência das finanças;
  • economia de espaço, pois, com o gerenciamento online, as centenas de papéis, comprovantes, planilhas e relatórios impressos não serão mais necessárias;
  • ganho de tempo, uma vez que cálculos são feitos automaticamente, assim como os relatórios de desempenho do negócio. Erros no preenchimento de planilhas do Excel não serão mais um problema;
  • disponibilidade e facilidade de uso, podendo ser acessado a qualquer momento. O único trabalho que o usuário tem é o de fornecer os dados necessários para que o sistema faça todo o trabalho de gerenciamento, aumentando, assim, sua agilidade;
  • mobilidade: é possível acessar suas contas de qualquer local. Sobrou um tempo no final do dia, quando já está em casa, e você quer consultar algumas movimentações feitas? O gerenciador possibilita a procura das informações desejadas nas inúmeras planilhas no computador — que, muitas vezes, ficam somente no escritório;
  • unificação de categorias, que permite acessar, em um único lugar, diversas planilhas e contas, poupando tempo no processo. Assim, fica muito mais fácil visualizar todas as informações relativas às finanças da empresa em variados níveis;
  • planejamentos eficientes, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Mas sua elaboração não é tão simples quanto parece, principalmente se não contar com o auxílio de um gerenciador financeiro, já que as chances de cometermos erros ao calcularmos entradas e saídas de valores são grandes;
  • concretização dos objetivos, alcançada por meio do planejamento exato e eficiente proporcionado pelo gerenciador. Assim, será possível chegar a uma meta e saber quais as são reais chances de alcançá-la;
  • aumento da segurança da informação, pois não há o risco de que dados sejam perdidos ou divulgados. Eles estão sempre atualizados e corretamente armazenados;
  • praticidade: aspecto quase nulo no uso de planilhas do Excel, mas plenamente alcançado com um gerenciador financeiro;
  • automação, já que, além de os cálculos necessários serem feitos automaticamente, a importação dos dados ligados às contas bancárias relacionadas também é feita de forma imediata. Pode parecer mágica, mas é apenas modernidade;
  • atualização constante — e automática, como já citado — de dados e valores envolvidos nas transações da empresa, sempre de modo organizado, para que as movimentações sejam facilmente visualizadas.

O que o gerenciador financeiro faz?

Além de administrar as finanças, o gerenciador financeiro auxilia o planejamento e, consequentemente, o alcance de metas e a prevenção de danos. A segurança da informação também é favorecida e faz parte de sua rotina de trabalho.

Os riscos de se perder algum dado ou documento importante para o funcionamento de seu processo produtivo, portanto, são quase nulos. Todo o processo é digital e automatizado, eliminando-se os perigos que as planilhas desenvolvidas à moda antiga podem trazer.

Quais são os benefícios para o meu negócio?

Agora, veja quais são as vantagens do uso dessa importante ferramenta para a gestão de uma empresa:

  • economia de tempo;
  • segurança de dados;
  • clareza dos processos financeiros;
  • planejamento exato e alcance de metas;
  • redução de despesas;
  • realocação de recursos;
  • facilidade na detecção de erros ou desperdícios profissionais e financeiros.

O que mais é necessário saber sobre o gerenciador?

Alguns softwares de gestão financeira disponíveis no mercado oferecem opções como:

  • elaboração de gráficos com as informações da empresa;
  • conciliação de cartões, de variados gêneros, com apuração das taxas cobradas pelas administradoras;
  • conferência de caixa, que proporciona uma síntese da movimentação do negócio;
  • demonstração do resultado do exercício (DRE), na qual é possível verificar o resultado de operações realizadas em determinado período;
  • relatório do fluxo de caixa;
  • controle concomitante das movimentações de mais de uma companhia, se desejado pelo usuário.

De quais pontos não posso me esquecer para fazer uma boa escolha?

O sucesso de uma empresa depende das decisões que seu gestor toma, mas seus colaboradores também são essenciais no desempenho e na obtenção de resultados positivos. Nessas horas, escolher um bom gerenciador financeiro pode fazer toda a diferença para sair na frente de seus concorrentes, melhorar sua gestão e atrair novos clientes.

Conhecendo melhor o negócio, você está preparado para encontrar soluções eficientes e adequadas ao seu estilo de gestão. Por isso, é preciso escolher uma empresa que trabalhe com um software de gestão financeira com as seguintes características:

Constantes atualizações

O mercado consumidor é inconstante e volátil: o que hoje é um suprassumo para seus clientes pode se tornar obsoleto quando menos se espera. Assim, sua organização precisa acompanhar essas mudanças da melhor maneira possível, transformando, quando necessário, fragilidades em potencialidades.

Na hora de escolher um gerenciador financeiro, dê preferência a uma opção que seja atualizada constantemente, seja para corrigir erros e problemas em seu funcionamento ou para incluir novas funcionalidades. Assim, seu empreendimento pode acompanhar as tendências do mercado, sempre levando em consideração o controle financeiro.

Sistema adaptável

O diálogo sempre foi essencial em todas as relações de nossa sociedade — e não poderia ser diferente na hora de gerenciar uma empresa. Assim como você deve se comunicar clara e abertamente com colaboradores e fornecedores, seu gerenciador financeiro precisa ser desenvolvido de acordo com as necessidades de seu empreendimento.

E isso só pode acontecer quando há diálogo entre as partes envolvidas, visando compreender as vontades e os objetivos de cada lado. Não se esqueça também de escolher uma ferramenta de fácil manuseio e evite, assim, problemas em sua rotina de trabalho.

Equipe especializada

A experiência de mercado faz toda a diferença na hora de tomar decisões e encontrar respostas para os problemas de sua companhia. Então, ao escolher um parceiro, veja o quão experiente ele é.

Pesquise e descubra o que outros empreendedores que trabalham com essa ferramenta dizem sobre o seu funcionamento. Não se esqueça também de procurar uma equipe especializada na gestão financeira e veja os resultados positivos surgirem naturalmente.

Hoje em dia, é possível otimizar o uso do tempo dedicado ao seu negócio e, ainda, aumentar suas chances de expansão. Para tanto, é preciso se desprender de ideias ultrapassadas e apostar nos novos modos de atuação empresarial.

Dessa forma, será possível desenvolver processos corretos, como a gestão financeira, com o uso de inovações tecnológicas que temos ao nosso alcance. Investir em um gerenciador financeiro é, em grande parte, garantia de excelentes resultados ao seu empreendimento.

E então, você acha que essa solução pode mudar o rumo de seu negócio? Ainda tem alguma dúvida sobre o seu funcionamento e os seus benefícios? Sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *