Gestão financeira na pandemia: sua empresa está segura?

Tempo de leitura: 5 minutos

A adoção do sistema de home office foi uma das ações de segurança para conter o avanço do Coronavírus, mas será que a sua gestão financeira na pandemia também está segura? 

Segundo dados da Robert Half, empresa especializada em recrutamento, o Brasil foi o terceiro país que mais teve aceitação de home office nos últimos anos (47%), ficando atrás apenas da China (54%) e de Singapura (50%).

Mesmo que esse crescimento revele que o home office não era uma novidade para muitas empresas, a necessidade de atuar com o isolamento social forçou boa parte dos brasileiros a realizar  as respectivas atividades de casa, de maneira simultânea.

E foi essa grande quantidade de colaboradores, somados a falta de preparo das empresas, que culminou com uma série de ataques de hackers nas empresas.

De acordo com a Reuters, o número de ataques cibernéticos cresceu em 148%. Isso somente no início do ano, quando a quarentena foi decretada.

Diante disso, pressupõe-se que dados de muitas empresas correm risco no home office. Isso é claro, se não contarem com sistemas de segurança da informação.

Para que a sua empresa não seja alvo de hackers e mantenha a gestão financeira saudável durante a quarentena, confira as dicas a seguir!

Segurança de informação da empresa no home office

Boa parte das empresas se previne diariamente para evitar golpes e ataques cibernéticos. Elas dedicam um bom investimento para ter antivírus eficiente e outros métodos de segurança. No entanto, essa prática não se estendeu do escritório para o home office.

Quando o colaborador tem acesso ao servidor da empresa por meio do computador pessoal dele, isso facilita que os hackers possam tentar fazer invasões no sistema, caso o colaborador não conte com um equipamento seguro – seja o pc ou a própria rede de internet.

De acordo com um relatório levantado pela Artic Security, a quantidade de tentativas de phishing também cresceu. Essa prática, inclusive, é outra bastante comum entre os crimes cibernéticos.

Nela, os hackers se passam por executivos da própria empresa em um e-mail. Que geralmente, está carregado de malwares, para tentar roubar dados da empresa e/ou credenciais dos colaboradores.

Todos os colaboradores estão propensos a serem alvos de ataques cibernéticos. Principalmente os do setor de finanças, que possuem dados sigilosos e muito importantes para a empresa. Por isso, é muito importante que o seu empreendimento conte uma gestão financeira segura e eficiente na pandemia.

Para isso, existem algumas práticas que podem te auxiliar. Assim, um exemplo pode ser a adoção de um software que atue de maneira segura no home office, podendo te ajudar na gestão financeira durante a  pandemia sem dor de cabeça.

Benefícios de contar com um software de gestão financeira na pandemia

Para ter a gestão financeira segura durante a pandemia, é importante contar com um software especializado em finanças. Especialmente um que possua análise de dados trafegados sob o certificado https, o que impede a interceptação por terceiros, garantindo a segurança de acesso com senhas criptografadas.

Dessa forma, sistemas hospedados em sites seguros e que não requerem nenhuma instalação de nenhum software, seja na sua máquina ou na do seu colaborador, fornecem maior segurança nos dados.

Além disso, plataformas especializadas têm a prerrogativa de que os dados financeiros precisam de um nível superior de segurança. Ao dar prioridade para uma plataforma de gestão financeira que realiza tudo em um só lugar, você evita deixar os dados vulneráveis em diferentes níveis.

O que fazer fazer para garantir a gestão financeira segura na pandemia?

Segundo uma pesquisa levantada pelo Avast, 58% dos trabalhadores brasileiros nunca receberam um suporte tecnológico antes de atuarem em um modelo de home office.

Esse dado revela que muitas pessoas não estão preparadas para lidar com a segurança em sites e até e-mails, evitando ataque de hackers.

É importante que nesse momento de home office, os colaboradores utilizem apenas notebooks e/ou smartphones aprovados pelos responsáveis de TI para acessar materiais corporativos, como e-mails, softwares, ferramentas, acessar sites e documentos.

Outra forma de minimizar os ataques cibernéticos é fornecer conexões VPN aos funcionários. Dessa forma, será aplicado sempre que possível, a autenticação em dois fatores.

Somadas essas soluções de gestão financeira na pandemia mais um software seguro, é bem provável que o seu negócio fique muito mais seguro neste período de home office.

A gestão financeira da sua empresa está segura no home office?

A necessidade de se adaptar rapidamente ao home office trouxe prejuízo para vários empreendedores. Por não terem experiência na modalidade de trabalhar em casa, vários colaboradores não foram instruídos a fazer suas tarefas com segurança. Isso ocasionou em uma série de ataques cibernéticos.

No entanto, não é porque as medidas foram tomadas às pressas que você deve abrir mão da segurança online e garantir uma gestão financeira durante a pandemia.

Sabemos que são muitas coisas que estão demandando urgência no setor financeiro, no entanto, não deixe a segurança para depois.

Para te ajudar, faça download do guia “Como preservar caixa da franquia em tempos de crise“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *