Como gerir bem o custo de aquisições de clientes?

Tempo de leitura: 2 minutos

Saber quanto investiu para conquistar cada cliente é um dado extremamente importante e relevante na hora de mensurar a lucratividade da empresa.

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é, inclusive, uma ótima ferramenta para medir os resultados advindos de ações como, por exemplo, o marketing digital. Podemos fazer uso da seguinte equação:

CAC = Investimento no período x número de novos clientes adquiridos

Exemplificando: se você investiu R$ 20.000 num período e, nesse mesmo tempo, conquistou 20 novos clientes, seu CAC foi de R$ 1.000 por cliente.

Esse investimento só entra na conta quando está diretamente relacionado à aquisição de clientes e isso inclui o trabalho da equipe para atrair visitantes, a captação do lead qualificado e a nutrição desses mesmos leads até o fechamento da compra em si.

Em outras palavras, o processo de vendas precisa ser monitorado com precisão para entender quais são as etapas do ciclo do cliente.

Quanto mais dados obtiver, mais preciso será o investimento no CAC na etapa em que estiver precisando mais. Quanto menor o investimento em CAC, melhor porque significa que o processo já está tão lapidado que não precisa de grandes ajustes.

Seguindo essa linha de raciocínio, veja algumas dicas para aprimorar seu CAC:

* Associe-se a um ecossistema de negócios

A vantagem colaborativa atinge uma base muito maior de clientes e seus produtos já chegam de forma contextualizada a diversos tipos de consumidores por causa das conexões com outras empresas associadas.

* Segmentação de público

Ter um público segmentado ajuda a direcionar ações mais efetivas que vão ao encontro das necessidades do consumidor final e, assim, você sabe exatamente quem deseja atrair.

* Relação de valor

Agregue valor à essa interação com o cliente, seja em forma de promoção, conteúdo personalizado ou experiências. Os consumidores esperam que suas marcas favoritas ofereçam mais do que um produto; é necessário também criar um vínculo emocional.

* Mecanismos de fidelização

Programa de pontos e cashback são exemplos de ações que podem engajar e fidelizar seu cliente. Pense em como usar esses mecanismos estrategicamente compreendendo em que etapa e ações é momento certo de empregá-los. Assim, você evita investimento excessivo em ações para a massa, que nem sempre são efetivos para captar novos clientes.

Agora que você já sabe como é importante ter todas essas informações sobre o processo de vendas, você também precisa de soluções que façam uma leitura detalhada e possibilitem a personalização desses dados.

A F360° tem a solução certa para as suas necessidades. São mais de 8 mil lojas satisfeitas e mais de 200 marcas atendidas no Brasil.

Você conta com tecnologia de ponta, dashboard personalizado, fluxo de caixa detalhado e completo, conciliação entre contas bancárias e cartões, interface PDV, contas a pagar/receber e mais.

Entre em contato ou acesse f360.com.br e agende uma demonstração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *