Como fazer um backup de dados financeiros ideal?

Tempo de leitura: 6 minutos

As empresas precisam armazenar quantidades cada vez maiores de informação. Para não se perder com os aspectos burocráticos e de finanças, além de poder lidar melhor com imprevistos, é fundamental ter um sistema que faça o backup de dados financeiros.

Afinal, ninguém quer perder todos os documentos da empresa de uma hora para a outra. Nesse ponto, os sistemas de backup são uma solução interessante, pois fazem uma cópia automática e segura dos dados financeiros. Dessa forma, evita-se a perda total de arquivos por ataque de vírus, inundações, incêndios e outros.

Isso é importante porque a falta de informações financeiras prejudica a administração da empresa porque torna difícil saber quais foram as receitas e os gastos em um período específico. Sem elas, o gestor não sabe, por exemplo, o que funciona na companhia, quais gastos podem ser cortados e quais investimentos valem a pena.

Perceba que em todos esses casos, seria impossível recuperar os documentos se não houvesse um backup deles. Você sabe como fazer esse procedimento? Neste post, damos dicas de como otimizar as cópias de segurança e, dessa forma, ainda garantir a proteção das informações financeiras da empresa. Vamos lá?

Como os backups podem ser feitos de forma eficiente e segura?

Existem diversos métodos que possibilitam a recuperação de documentos, porém alguns deles podem requerer um gasto maior de tempo. Isso compromete a competitividade do negócio, pois é necessário lidar com mais aspectos burocráticos. Veja, a seguir, dicas para otimizar os backups e ainda garantir a segurança dos dados do empreendimento!

Planejamento

O primeiro passo é definir um plano para copiar e guardar as informações do negócio. Estabeleça o que será incluído e por quanto tempo vai ficar armazenado, onde os dados serão guardados, qual será a proteção para evitar um eventual vazamento de detalhes e em quanto tempo pretende recuperá-los se ocorrer algum imprevisto.

Periodicidade

A disciplina é fundamental na recuperação de dados. Por isso, deve-se definir quantas vezes por semana ou por mês a cópia deve ser feita e enviada a um local seguro. Essa decisão varia conforme as necessidades da organização.

Com a periodicidade definida, deve-se garantir que o que foi planejado seja cumprido. Afinal, somente dessa forma é possível evitar que informações importantes se percam com o passar do tempo — e essa é uma situação pela qual ninguém gostaria de passar.

Monitoramento

De nada adianta estabelecer uma rotina e fazer a cópia de dados se o sistema de backup não funcionar adequadamente. Em primeiro lugar, então, é preciso monitorar, de maneira periódica, se as informações são gravadas e armazenadas. Destine tempo para verificar se o procedimento tem sido feito de maneira apropriada.

Procure fazer esse monitoramento de maneira aleatória. Isso vai ajudar a demonstrar, de forma mais fiel, quais dificuldades podem surgir se for preciso recuperar um dado. Além disso, dessa forma é possível saber se esse procedimento é rápido ou não.

Outra dica importante é optar por um sistema que envie relatórios periódicos sobre a situação de cada um dos documentos armazenados. Dessa maneira, a equipe não vai ter surpresas se for necessário recuperar qualquer um deles em algum momento.

Utilização de softwares

Os programas de gestão financeira permitem que se guardem todos os arquivos da empresa em um mesmo lugar. Isso facilita a organização e a administração das informações do empreendimento: lembre-se de que deixar os documentos espalhados em vários computadores pode causar dificuldades se forem necessários mais tarde.

Graças à sua praticidade, esse tipo de software facilita a recuperação de documentos de diversas áreas do empreendimento, como os gastos com impostos e fornecedores, além das receitas com vendas, entre outros. Caso precise recuperar, por exemplo, uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou um comprovante de pagamento, é possível resgatá-lo em pouco tempo nesses sistemas.

Exemplo de situação

Leonardo Ribeiro, de 25 anos, é dono de um estabelecimento de varejo em São Paulo. Ele tinha dificuldade para organizar os arquivos do negócio e, por isso, perdeu vários dados importantes, como cadastros de clientes e controles de pagamento. Para resolver esse problema, foi a uma feira de empreendedorismo em busca de soluções.

Lá, conheceu Ricardo, que também é varejista, mas está há mais tempo na área. Mais experiente, Ricardo contou a Leonardo sobre os benefícios dos sistemas de gestão financeira e o convenceu a experimentá-los. Desde então, Leonardo passou a utilizar um sistema desses e parou de ter problemas com os arquivos do empreendimento.

Além disso, ele passou a ter mais tempo para dedicar ao empreendimento e, assim, aumentar sua competitividade no mercado. Esse cenário contribuiu para que as vendas de sua loja tivessem um crescimento de 70% em apenas cinco meses. Com isso, Leonardo garantiu aumento no faturamento e pôde, então, reinvestir o capital de forma a escalar o empreendimento.

Criptografia de dados

A criptografia, sem dúvida, é uma forma de proteger os dados e dar mais segurança a eles. Para isso são desenvolvidas estratégias que permitem o acesso à informação apenas por parte do emissor (ou seja, aquele que envia a informação) e do receptor (o indivíduo que a recebe).

Dessa maneira, não há o risco de vazamento de documentos ou arquivos essenciais da empresa. E isso é muito importante, já que nenhuma organização quer que seus dados sejam expostos e vistos por quem não tem autorização para isso.

O controle das finanças, então, é essencial para a sobrevivência de qualquer empreendimento. E é por isso que é fundamental ter acesso a um sistema que permita fazer a recuperação dessas informações.

E mais: é essencial estabelecer rotinas que garantam que a equipe não vai ficar confusa em meio a tantos detalhes — uma delas é monitorar e fazer os backups de maneira periódica, por exemplo. Deve-se, ainda, destinar parte do tempo para garantir a segurança dos arquivos armazenados.

O que achou dessas dicas de como fazer o backup de dados financeiros da sua empresa? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário a seguir para compartilhar suas ideias a respeito de estratégias de recuperação de informações ou esclarecer questionamentos que tenha sobre o assunto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *