Boas dicas de livros sobre gestão e negócios

Tempo de leitura: 2 minutos

Man reading. Book in his hands.

Atualizar-se é essencial, não importa a atividade. Na Era da Informação tudo acontece muito rápido e quanto mais conhecimento, melhores são as decisões tomadas. Na gestão de negócios não é diferente.

Na literatura voltada para gestores, temos excelente opções que não se restringem apenas ao campo acadêmico ou biográfico, há abordagens que entram em autoajuda, guia de posicionamento e, em alguns casos, até mesmo ficções.

Independente do gênero, o modelo de gestão adotado no seu cotidiano pode assumir outro direcionamento a partir da informação advinda da literatura. É no momento da solitude e do relaxamento mental que as percepções ficam aguçadas e as ideias são arejadas, reforçando a máxima de que o investimento intelectual sempre traz retorno.

Por isso, separamos algumas obras que podem fazer a diferença na hora de conduzir sua empresa:

A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)
Nesse livro, onde a concorrência de mercado é metaforizada pelos autores como um “oceano sangrento”, a proposta é reconhecer nichos inexplorados (o “oceano azul”) e se destacar não só pelo preço, como também pela qualidade de produtos e serviços.

Estratégia competitiva: técnicas para análises de indústrias e da concorrência (Michael Porter)
Apesar do título destacar indústrias, as técnicas apresentadas nessa obra por Michael Porter podem ser utilizadas em empreendimentos de qualquer porte. O autor propõe a estratégia como um integrante do DNA da empresa.

Administração de Cadeias de Suprimentos e Logística (Henrique Correa)
Com um conteúdo bem versátil, o livro traz as tendências tecnológicas e aplicabilidades práticas importantes para o desenvolvimento da logística e atividades diretamente interligadas. Aulas gravadas em vídeo aparecem como recurso complementar.

Contabilidade de Custos (Clóvis Luis Padoveze)
De fácil compreensão, o autor versa sobre os principais pontos teóricos e práticos dos aspectos contábeis e gerenciais a fim de montar um painel geral da contabilidade de custos. Outro ponto positivo são os exercícios ao final de cada capítulo.

Mercado Financeiro (Eduardo Fortuna)
Também conhecido como a “Bíblia” da contabilidade, a obra de Eduardo Fortuna apresenta, com riqueza de detalhes, a realidade nas negociações do mercado financeiro e como os produtos, impostos e índices impactam diretamente a contabilidade.

Gestão do Relacionamento e Customer Experience – A Revolução na Experiência do Cliente (Roberto Madruga)
Roberto Madruga, pós-graduado em áreas como Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia Empresarial, mostra sob o ponto de vista do cliente os produtos e serviços da empresa e metodologias para a conquista e fidelização do consumidor.

O Mito do Empreendedor (Michael E. Gerber)
Um dos principais desafios do empreendedor é lidar com seus funcionários. Nessa obra, Michal Gerber vai ajudá-lo a ter um ponto de vista diferente nessa relação transformando seus colaboradores em extensões do empreendedor.

Você já leu alguma dessas obras? O que achou? Que livros nessa temática você recomendaria? Conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *