A importância da valorização de seu time

Tempo de leitura: 2 minutos

A equipe que faz o seu negócio girar é tão importante quanto os objetivos e resultados que você pretende alcançar. Não estamos falando só de treinamento e atualização de mão-de-obra, é preciso criar um vínculo positivo e emocional com seus colaboradores, manter um ambiente de trabalho saudável para que eles se sintam parte do patrimônio e não apenas números.

Os resultados de uma empresa estão intrinsecamente ligados ao clima organizacional. Toda empresa possui clima organizacional e ele influencia e é influenciado pelas pessoas. Se o clima organizacional é bom, os resultados e a relação empresa-colaboradores serão igualmente bons, se for ruim, vai impactar esses atributos também.

Muitas são as vantagens de investir na integração de sua equipe

Maximiza os resultados: quanto mais alinhados os colaboradores e incentivados, melhor serão utilizados os recursos da empresa por eles mesmos e assim surgem os grandes talentos que se sentirão estimulados em permanecer na corporação se percebem que são valorizados e o ambiente é agradável.

Melhora o aprendizado interpessoal: os treinamentos corporativos podem gerar interesse para além da obrigação e fazer com que os colaboradores se interessem pelos assuntos a ponto de transformá-los em conversas que surgem no cotidiano como no intervalo para o almoço e tragam ideias novas com base naquele conhecimento.

Evita falhas de comunicação: esse é um dos pontos que mais pode intervir na boa gestão de um negócio. Falhas de comunicação podem ser as grandes responsáveis não só por perpetuar um ambiente negativo, podem trazer prejuízos financeiros desde as estruturas internas da empresa até o relacionamento com os clientes. Um ambiente onde toda a equipe é incentivada a se comunicar com clareza e onde tanto o emissor quanto o receptor da mensagem interajam bem evita ou até mesmo elimina problemas de comunicação.

Promova o trabalho em equipe e leve em consideração a necessidade de conhecer cada membro. Todo colaborador possui competências complementares que podem ser aproveitadas no ambiente de trabalho. Não há um modelo de colaborador, todos são importantes e vão ter pontos fortes e fracos que precisam ser alinhados.

Traga o colaborador para perto, emita feedbacks e permita que eles deem sugestões, como na pesquisa de clima organizacional feita periodicamente.

Sempre destaque a importância da equipe, mas você também pode usar da gameficação saudável para que exista o reconhecimento individual. O importante é transmitir a mensagem de que ambos – equipe e talento individual – são importantes, uma coisa que pode ajudar muito nessa questão é saber os objetivos de cada colaborador, alguns vão querer galgar outros cargos, outros buscam experiência, realização pessoal etc.

Saiba lidar com conflitos, o gestor que melhor conhece sua equipe é aquele que vai conseguir mais facilmente contornar situações de conflito, identificar rapidamente quando algo não está bem e lançar mão do atributo compreensão para colocar tudo nos eixos novamente.

E para mensurar os resultados da sua equipe, sabe que pode consultar com a competência das soluções da F360°.

Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *