9 dicas financeiras que todo franqueado deve aprender na crise

Tempo de leitura: 6 minutos

O baque financeiro causada pela pandemia do Coronavírus surpreendeu até o mais experiente dos especialistas. A necessidade de adotar o home office para não paralisar boa parte dos negócios fez muita gente precisar trabalhar nessa modalidade pela primeira vez, por exemplo. Mas existem outras formas de aprender a lidar melhor com essa crise? Sim, nesse textos vamos dar excelentes dicas financeiras que vão ajudar franqueados a não se perderem.

Sabemos que tem sido um momento delicado. Cada decisão pode causar maiores consequências mais para frente, principalmente por não sabermos exatamente quando tudo irá normalizar – esperamos que seja em breve.

Para reduzir o máximo de danos possíveis e garantir que o seu negócio sobreviva em meio a essa crise, confira nove dicas financeiras que você pode adotar no seu negócio:

Lições que todo franqueado deve ficar atento

Uma hora essa crise vai passar. No entanto, além de lidar com ela no momento, é preciso preparar o seu negócio para quando as coisas melhorarem e ele estar de portas abertas para o recomeço.

Fique atento a essas dicas financeiras:

Dicas financeiras: Preservar ao máximo o caixa

Um negócio não fecha as portas pela falta de lucro, e sim pela falta de dinheiro no caixa. Ciente disso, é importante saber lidar nos mínimos detalhes quais serão os investimentos que seu negócio fará. Mas como evitar os erros de fluxo do caixa?

Se antes era importante pensar duas vezes antes de fazer um investimento, agora é fundamental pensar três ou até quatro.

Lembre-se que não sabemos a data precisa para tudo voltar à normalidade, por isso, preservar ao máximo o caixa pode ser uma das principais dicas financeiras para o seu negócio sair dessa.

Renegociar aluguéis

Uma das dicas financeiras para você aprender a lidar com as contas consideradas fixas, como aluguel, luz, água e internet, é deixar claro quais são as intenções da sua empresa com os bancos e fornecedores.

Assim como a sua franqueada, todos estão passando por um momento complicado e por isso tem sido mais fácil renegociar contratos e principalmente dívidas. Afinal, se você está procurando, é porque quer pagar, o que já demonstra sua boa intenção.

Pausar campanhas publicitárias

Quando falamos em pausar campanhas publicitárias, não estamos falando em cortar o investimento em marketing. O digital mais do que nunca tem sido a melhor forma de divulgar os seus produtos e serviços e ele pode te ajudar e muito nesse momento de crise.

Pausar campanhas publicitárias aqui está mais voltado para pausar as campanhas que estavam rodando antes da pandemia. Não faz sentido investir em um tipo de divulgação, cujo contexto não existe mais.

Por isso, uma das dicas financeiras é remodelar as suas campanhas para se adaptar ao momento em que estamos.

Optar pelo delivery

E, por falar no digital, o delivery tem sido uma das maiores dicas financeiras e estratégicas de negócio nesse momento de crise. Diversos aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats estão se mostrando super abertos a receberem novos parceiros.

Por isso, analise se o seu negócio é adaptável para um ou mais desses deliverys. Se sim, você com certeza não precisará parar todo o seu negócio. Mas não se esqueça de focar no marketing digital.

Conceder férias coletivas

Saindo um pouco do âmbito do digital e focando mais na administração da sua franquia, um das dicas financeiras para minimizar os danos causados pela pandemia é conceder as férias coletivas para os colaboradores.

Esse tipo de estratégia ajudará bastante, principalmente se o seu negócio estiver todo paralisado.

Se em comum acordo com o colaborador, além de evitar a proliferação do vírus, você estará cuidando da saúde dos funcionários.

Cuidar dos clientes

Nesse momento de crise e isolamento social, todos estão muito sensíveis, inclusive o seu cliente.

Philip Kotler, um consultor de Marketing, explica que: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. E, já que estamos falando em economia, chegou a hora de focar na sua retenção de clientes.

Por isso, neste período de quarentena, mantenha um contato com seu cliente, seja por meio do WhatsApp ou alguma campanha de e-mail marketing, algo que não deixe ele esquecer da sua marca e que possa fortalecer a amizade de vocês.

Cuidar dos colaboradores também é uma das dicas financeiras

Além de toda a questão humana envolvendo a importância dos cuidados com os seus colaboradores, tratar da saúde deles também é uma das dicas financeiras.

Funcionários felizes costumam ser trabalhadores fiéis. Assim, em vez de ficar sempre trocando de colaborador, gastando tempo ensinando o básico da sua empresa e investir em treinamento, você terá pessoas fiéis à sua marca, economizando tempo e também dinheiro.

Nesse período de pandemia: reforce a importância da comunicação, procure entender as dores e as demandas dos colaboradores, tente manter o contato visual por meio de videochamadas, estimule a produtividade, faça reuniões mais curtas e não se esqueça de encorajar eles a manterem o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Suspender novas contratações

Pela incerteza do mercado, muitas empresas paralisaram qualquer nova contratação. Por não saber como estará as demandas na próxima semana e muito menos no próximo mês, uma das dicas financeiras aqui é evitar quaisquer novas contratações, a menos que seja para uma função fundamental.

Por isso, lembre-se da primeira dica que é preservar ao máximo o caixa. Se puder retardar essa nova contratação para quando as coisas estiverem melhores, tanto para o seu negócio, quanto para o mercado, melhor.

Dicas financeiras: minimize os estragos causados pela pandemia

Não sabemos a data exata para o fim da quarentena, mas é possível preparar a sua franquia para quando as coisas normalizarem.

Trabalhe em um cenário realista, evite fazer grandes especulações, tente amenizar as dívidas e custos fixos, construa um plano de ação para os cenários que possam desencadear no seu negócio e não se esqueça de focar na saúde dos seus clientes e também dos seus colaboradores.

E aí, gostou das dicas financeiras? Saiba como aumentar a produtividade da sua gestão financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *