6 vantagens da conciliação automática de cartão

Tempo de leitura: 6 minutos

Segundo dados de um estudo feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), de junho de 2015 a junho de 2016, 95% das pessoas ouvidas pela pesquisa declararam que usam cartão de crédito todo mês. Dessas pessoas, 48% afirmaram usar cartão de crédito pelo menos uma vez por semana e 62% disseram recorrer ao parcelamento sem juros todo mês.

Com um uso tão frequente por parte da população, as empresas também precisam criar mecanismos para manter a segurança de suas transações financeiras. A conciliação automática de cartão é uma dessas saídas.

Confira 6 vantagens para adotar a conciliação automatizada em pagamentos feitos com cartões.

Entenda o que é conciliação automática de cartão

Pode-se entender um processo de conciliação de cartão como sendo uma etapa de verificação entre as vendas feitas por cartões de débito e crédito e os valores de fato recebidos. Para isso, verificam-se extratos de cartões, analisando as transações e apurando se existem inconsistências entre os valores declarados nos relatórios da operadora de cartão e os valores recebidos das empresas conhecidas como adquirentes.

Todas essas informações precisam ser precisas e verificadas com regularidade para garantir a segurança das transações financeiras e a saúde do negócio.

Agora imagine uma empresa que trabalha com vários tipos e operadoras de cartões diferentes e que tem grande volume de movimentação financeira feita por meio de cartões, fazendo isso manualmente. É um processo operacional moroso e inviável para o negócio.

Pensando nisso, as empresas já estão recorrendo a métodos automatizados de conciliação bancária e de cartões. Por meio da conciliação automática das operações de cartão, é preciso otimizar a operação da empresa, reduzir erros nas transações, validar se as taxas cobradas pelas operadoras estão de acordo com o que foi combinado e muito mais.

Vantagens da conciliação automática de cartão

1. Mais tempo para outras tarefas

Se o tempo tem sido o bem mais desejado entre os executivos ultimamente, adotar a conciliação automatizada de cartões na sua empresa pode ajudar muito nesse quesito. No lugar de fazer conferências manuais das transações feitas, que podem levar dias e até meses, o uso de sistemas de gestão capazes de fazer esse trabalho de forma automática otimizam o tempo da empresa. O uso de um software pode fazer o trabalho de várias pessoas com mais rapidez e eficiência.

2. Geração de relatórios financeiros

Para melhorar a gestão financeira da empresa, o gestor precisa acompanhar com frequência as informações geradas com as entradas e saídas. Com o sistema de gestão de conciliação automatizada é possível gerar relatórios financeiros para garantir o devido acompanhamento dessas informações. Por meio dessa verificação, é possível atuar preventivamente, caso algum dado esteja inconsistente ou não corresponda ao que foi planejado pela organização.

3. Melhor gestão de fluxo de caixa

Após a conciliação das vendas com as administradoras de cartões de crédito, pode-se constatar os valores nos respectivos lançamentos do fluxo de caixa. Eles estarão incluídos com as datas informadas para recebimento, indicadas pela administradora. Isso dará ao gestor uma visão precisa sobre suas entradas e saídas financeiras.

Dessa forma, será possível prever a quantia que vai entrar e quando ela estará disponível, o que melhora muito a gestão do fluxo de caixa das empresas.

Com essa informação, você pode analisar o melhor período para fazer uma reforma, abrir uma nova filial, apostar em um investimento diferente, contratar serviço de consultoria, propor melhorias internas e outras mudanças que podem significar necessidade de dinheiro em caixa.

4. Redução de chargeback

Como se sabe, o chargeback é conhecido como o cancelamento de uma venda feita por cartão. Esse é o terror das empresas que trabalham com esse tipo de transação e ela pode ser motivada por duas questões: falta de reconhecimento da compra por parte do cliente ou não observação do regulamento ou dos contratos das administradoras.

Com um sistema de gestão que permita a conciliação automática de cartões, a empresa pode reduzir os chargebacks, por meio de um acompanhamento mais frequente desse tipo de ocorrência, o que possibilita atuar na causa raiz do problema.

5. Menos erros nas conferências

Quando o trabalho de conferência das transações feitas com cartões é realizada manualmente, além da demora do processo já citada, aumentam muito as chances de ocorrer erros nos processos. Os funcionários que fazem esse trabalho também ficam ocupados com outras demandas, há cobrança por produtividade e a correria do ambiente de trabalho corporativo favorece erros e enganos.

Com um sistema automatizado de conciliação de compras por cartões, há redução significativa dessas falhas, pois a conferência considera os dados das bases originais, trazidas de fontes próprias, não sendo necessário passar por interação humana.

6. Equipe livre para resolver outras questões

Se a sua empresa contrata um sistema que permite a conciliação automática das transações feitas por cartão, a instituição fica com a equipe disponível para lidar com questões menos burocráticas, que permitam um ganho maior para o negócio.

Seus colaboradores podem, por exemplo, dedicar mais tempo à estratégia de vendas, à própria análise dos relatórios gerados pelo sistema automático de conciliação, a atividades e treinamentos que tragam coesão para o time ou à busca por novos produtos, serviços ou inovações que possam fortalecer o negócio.

Parece que as transações por cartão, sejam elas feitas por crédito ou débito, tendem mesmo a continuar aumentando. Afinal, ninguém quer ficar andando com dinheiro por aí e correndo riscos, se há formas muito mais práticas e vantajosas de realizar os pagamentos.

Para estar preparada para esse cenário, as empresas precisam apostar na melhoria de processos, na modernização das rotinas, na capacitação de equipes e em novas maneiras de tornar o trabalho mais ágil e produtivo.

Viu como a automatização de algumas atividades pode ajudar a sua empresa a ser mais produtiva? Se a sua empresa também pretende continuar aproveitando as tendências de crescimento do uso de cartões no Brasil e no mundo, avalie a oportunidade de ter um sistema de gestão de conciliação de pagamentos por cartões.

Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o uso de sistema de conciliação de cartões na sua empresa ou outros assuntos que gostaria de compartilhar, deixe seus comentários neste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *