5 vantagens em ter a transformação digital na contabilidade

Tempo de leitura: 5 minutos

A contabilidade é fundamental para qualquer empresa, uma vez que ela garante a saúde fiscal e a saúde financeira em dia. Para acompanhar todas as evoluções tecnológicas em que vivemos, a transformação digital na contabilidade tem se mostrado uma excelente solução para os gerentes e líderes, que precisam lidar com uma grande quantidade de arquivos em prazos cada vez mais curtos.

Dessa forma, incluir processos tecnológicos e ágeis em meio às áreas de contábeis tem resultado em serviços mais fáceis, rápidos e ainda por cima econômicos. Se você está interessado, e quer saber um pouco mais sobre a transformação digital na contabilidade, confira:

O que é transformação digital?

Quando se fala em transformação digital, para muitas pessoas, o que vem em mente são grandes empresas tecnológicas, startups e empreendimentos de TI, que envolve uma série de processos e desenvolvimentos tecnológicos.

Não está errado, mas transformação digital não é só sobre isso.

Essa transformação não é sobre ter computadores e eles serem conectados à internet. Na verdade, ela está mais ligada em garantir melhores resultados, em um tempo menor com o uso da tecnologia.

Dessa forma, uma empresa de contabilidade, que ainda está limitada àquela infinidade de papéis, de processos demorados de validação e verificação está bem longe de abraçar a transformação digital.

É preciso criar processos, metodologias e práticas que otimizem tempo e serviço da empresa. Ou seja: praticamente reestruturar todas as ações.

A transformação digital na contabilidade

Existem muitos escritórios de contabilidade que ainda atuam no modelo obsoleto, se limitam e tem a relação com o cliente apenas por entregas de documentos, informações e pagamentos de impostos.

Esse modelo, além de se mostrar cada dia mais defasado em relação ao que se espera de uma empresa de contabilidade, também limita o volume e a qualidade dos serviços prestados.

Quando falamos em transformação digital na contabilidade, existem hoje softwares que permitem uma melhor gestão, processos ágeis, mais baratos e que oferecem um leque muito maior de serviços.

5 vantagens ao digitalizar a sua contabilidade

Organização

Um dos grandes benefícios da transformação digital na contabilidade é o fim daquelas pilhas de papéis.

Além de garantir uma maior organização dos dados em pastas e arquivos no computador, os dados ficam salvos na nuvem, o que garante muito mais segurança e facilidade na hora de trocar informações, evitando perdas e extravios de importantes informações.

Blockchain

Blockchain é uma espécie de carteira para criptomoedas, como Bitcoins e Ethereum. Por ambas já fazerem parte de boa parte dos negócios, quando falamos em transformação digital na contabilidade são serviços que já abraçam esse novo sistema.

Isso porque a tecnologia blockchain é como se fosse um livro de razões públicas, que conta com um registro de transações dessas moedas virtuais.

Com um sistema de segurança robusto e seguro, essa ferramenta busca melhorar e otimizar a rotina tributária, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Otimização

Como dito anteriormente, a transformação digital não é apenas ter um computador ou software, é preciso fazer uso de práticas e metodologias que vão otimizar os resultados com facilidade.

Por isso, escritórios de contabilidade que tiveram essa ativação de valores puderam perceber práticas de otimização, como:

  • Processos mapeados: para que serve esse processo? Quais são as atividades envolvidas? Como é possível agilizá-los? Perguntas como essas precisam ser respondidas.
  • Métodos ágeis: crie métodos e práticas inovadoras para soluções de problemas.
  • Descentralização: para otimizar processos, é preciso agilizar pessoas e etapas, por isso, descentralize informações e práticas e distribua elas para a sua equipe.
  • Organização: não adianta ter todos as informações na nuvem se estão desorganizadas. Crie uma lógica de organização, que vá facilitar a localização de documentos e que todos possam entender.

Agilidade

O longo tempo para a realização de poucas tarefas é um dos grandes comprometedores dos escritórios de contábeis.

Um dos principais objetivos da transformação digital na contabilidade é a redução de tempo nas tarefas, como no lançamento contábeis, para criar um serviço que seja ao mesmo tempo extremamente eficaz e ágil.

Menos gastos

Estamos falando de um processo que aumenta a produtividade e em um tempo muito mais rápido. Dessa forma, qualquer empreendimento precisará de menos honorários para realizar a realização de tarefas, o que deixará o serviço muito mais barato.

Como aplicar a transformação digital na contabilidade

É normal que, em um primeiro momento, a transformação digital na contabilidade possa causar uma certa apreensão, mas isso é normal. No entanto, abraçar essa evolução é algo que já está acontecendo, e aqueles que não aceitarem e se posicionarem estarão mais limitados.

Por isso, aqui vão duas dicas para iniciar a transformação digital na sua contabilidade!

Modernize a cultura da empresa

Lembre-se que a  transformação digital vai além da implantação de tecnologias. É preciso práticas e uma visão de crescimento.

Para isso, foque no treinamento de todos os colaboradores, para que eles possam ter esse entendimento.

Foque em práticas digitais

Abraçar práticas, ferramentas e softwares capazes de levar essa transformação digital na contabilidade não deve ser uma tarefa única e exclusiva da área de TI.

Garanta que todos os envolvidos possam colaborar. Além disso, invista em softwares e plataformas que consigam entregar essa modernidade que a sua empresa está precisando.

Chegou a hora de digitalizar a sua contabilidade

A transformação digital está acelerando o desenvolvimento de todos os setores das empresas.

Aquelas que ainda não acordaram estão ficando para trás. Por isso, inclua processos e práticas tecnológicas nos seus serviços, otimize e agilize as entregas.
Quer saber mais? Baixe o nosso e-book “Transformação Digital de Franquias”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *